Unidades de conservação no Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31529Resumo
A crescente ocupação do espaço geográfico, sobretudo com o processo de urbanização, foi um dos fatores que motivou a preservação de determinadas áreas naturais e dos diversos elementos que constituem sua geodiversidade (paisagens) e biodiversidade (fauna e flora). Nesse contexto, as Unidades de Conservação (UC) foram criadas. Essas áreas são legalmente instituídas com o objetivo de proteger remanescentes de ecossistemas e os recursos naturais ali presentes. Considerando que o principal território de atuação do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) da UNIOESTE, em termos de atividades de pesquisa, extensão e ensino, tem sido a Mesorregião Sudoeste do Paraná, buscamos, neste artigo discutir a existência e a situação das Unidades de Conservação no Sudoeste do Paraná, com ênfase na categoria RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural). Para tanto, são apresentados alguns elementos atinentes às UC enquanto áreas legalmente protegidas pelo Estado, considerando sua função ecológica, seguido de dados sobre as Unidades de Conservação cadastradas no Sudoeste do Paraná. Os resultados apontam para um quadro de escassez e estagnação na criação de UC na região, indicando a necessidade de um planejamento e de uma gestão mais adequada deste tipo de área protegida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.