Unidades de conservação no Sudoeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31529

Resumo

A crescente ocupação do espaço geográfico, sobretudo com o processo de urbanização, foi um dos fatores que motivou a preservação de determinadas áreas naturais e dos diversos elementos que constituem sua geodiversidade (paisagens) e biodiversidade (fauna e flora). Nesse contexto, as Unidades de Conservação (UC) foram criadas. Essas áreas são legalmente instituídas com o objetivo de proteger remanescentes de ecossistemas e os recursos naturais ali presentes. Considerando que o principal território de atuação do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) da UNIOESTE, em termos de atividades de pesquisa, extensão e ensino, tem sido a Mesorregião Sudoeste do Paraná, buscamos, neste artigo discutir a existência e a situação das Unidades de Conservação no Sudoeste do Paraná, com ênfase na categoria RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural). Para tanto, são apresentados alguns elementos atinentes às UC enquanto áreas legalmente protegidas pelo Estado, considerando sua função ecológica, seguido de dados sobre as Unidades de Conservação cadastradas no Sudoeste do Paraná. Os resultados apontam para um quadro de escassez e estagnação na criação de UC na região, indicando a necessidade de um planejamento e de uma gestão mais adequada deste tipo de área protegida.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Carrijo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Docente do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Estudos Territoriais.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

CARRIJO, B. R. Unidades de conservação no Sudoeste do Paraná. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31529. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31529. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”