Bases teóricas para compreensão da atuação dos atores, redes, discursos e traduções: foco sobre projetos de desenvolvimento rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31583

Resumo

O artigo apresenta as teorias que utilizamos no Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) para compreender aspectos sociais do Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil. Quando o grupo foi criado em 2002, havia um grande potencial de pesquisas, especialmente no contexto dos movimentos sociais e organizações de agricultores que atuavam no território. No entanto, apesar da importância desses movimentos, a região era pouco estudada, tornando-se um objeto de estudo necessário para compreender as dinâmicas sociais, as lutas em defesa de direitos e interesses coletivos que se desenvolviam no território. Para contribuir com essa análise, optamos por utilizar a teoria social contemporânea e construir um caminho epistemológico que partisse do particular para o universal. Isso implicou, por um lado, problematizar os limites das análises clássicas e, por outro, prospectar novas abordagens.  Nesse processo testamos diferentes métodos de pesquisa para, na nossa visão, alcançar um conjunto de teorias aptas a coletar, analisar e interpretar as especificidades territoriais, a saber: a Teoria Ator-Orientado de Normam Long, O método documentário de Karl Mannheim e a Teoria Ator-rede de Bruno Latour. Após 20 anos utilizando e validando o método, acredita-se que essas teorias são aptas a contribuir para a compreensão das dinâmicas sociais em diferentes territórios e contextos.

Biografia do Autor

Adilson Francelino Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Geterr.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

ALVES, A. F. Bases teóricas para compreensão da atuação dos atores, redes, discursos e traduções: foco sobre projetos de desenvolvimento rural. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31583. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31583. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”