A relevância do GETERR para a formação acadêmica e profissional discente: a apreensão de uma trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31584

Resumo

Neste artigo, peço licença ao leitor para me reportar em primeira pessoa e compartilhar "una mirada desde abajo", ao apreender o Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) através da trajetória acadêmica e profissional de um estudante de Iniciação Científica, hoje docente no Magistério Superior, grato pelas oportunidades e aprendizados alcançados em âmbito do grupo. A concepção teórico-política presente no GETERR, edificada em benemérito de uma abordagem territorial histórico-crítica, relacional e pluridimensional, se constituiu como uma escola e se difundiu pelo Brasil e pela América Latina. Orbitam em torno dessa concepção o compromisso com os sujeitos, a pesquisa-ação participante, o diálogo de saberes, a interdisciplinaridade e um olhar calcado na multidimensionalidade (E-P-C-N) e atento às transformações desde a escala local-regional. Essas ações denotam a robusta contribuição do grupo de estudos, com os mais variados temas, perfazendo os interesses e demandas por pesquisas. Humildemente, como tratarei adiante, procuro trazer essa inspiração nas minhas inserções atuais de pesquisa-ação.  

Biografia do Autor

Márcio Freitas Eduardo, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS

Doutor em Geografia (FCT-UNESP, Presidente Prudente/SP). Professor Associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim/RS). Líder do Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais (NATERR).

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

EDUARDO, M. F. A relevância do GETERR para a formação acadêmica e profissional discente: a apreensão de uma trajetória. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31584. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31584. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”