O desenvolvimento do luto no contexto da pandemia do covid-19: a atuação da terapia cognitiva comportamental no tratamento do luto complexo persistente

Autores

  • Rayane Bulin Centro Universitário Univel
  • Elso Alves Pereira Univel Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.32212

Resumo

A propagação do vírus COVID-19 levou ao alerta mundial de estado de pandemia e trouxe a todos a lembrança contínua da existência da morte devido aos altos registros de falecimento a todo momento, e as múltiplas mortes ocorridas em poucos períodos de tempo dentro do contexto social e familiar das pessoas. Este contexto trágico pode ter características únicas como a obrigatoriedade do afastamento e isolamento social em prol da proteção à saúde, e a restrição ou impedimento de rituais de despedida e velórios para que não ocorresse o risco de contágio pelo vírus. O presente trabalho verificou como tais aspectos afetam o luto natural, apontando que houve comprometimento das fases conhecidas como negação, raiva, barganha, depressão e aceitação que acabaram se intensificando ou foram negligenciadas, pois diversas famílias não puderam acompanhar o adoecido e obter informações precisas dos médicos, como também foram impedidas de ver e aproximar-se do corpo, ou também pela infecção ocorrer de pessoa para pessoa, foi visto que muitas se sentiram responsáveis pela fatalidade. A pesquisa percebeu que esse prolongamento pode ter se direcionado para o que atualmente é conhecido como “Transtorno do Luto Complexo Persistente” ocorrido quando a perda foi traumática, podendo levar a níveis mais altos de sofrimento impedindo que as etapas do luto fossem concluídas, tornando o sujeito refém de sua dor mesmo após anos se passarem e o vírus ter deixado de ser um risco. O estudo, pensando em como intervir nos sintomas psíquicos causados por essas circunstâncias, identificou que a Terapia Cognitivo Comportamental mostrou ser uma abordagem eficaz para o tratamento por ter como base a identificação, análise, reformulação de crenças e pensamentos disfuncionais, simulação dos eventos pela prática de Role Play através da arte teatral e ativação graduada para retornar o paciente às suas práticas cotidianas, e realizar a construção de novos objetivos.

Biografia do Autor

Rayane Bulin, Centro Universitário Univel

Bacharel em Psicologia pela UNIVEL.

Elso Alves Pereira, Univel Centro Universitário

Docente do Centro Universitário UNIVEL. Bacharel em Psicologia. Mestrando em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador de TCC e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

BULIN, R.; ALVES PEREIRA , E. O desenvolvimento do luto no contexto da pandemia do covid-19: a atuação da terapia cognitiva comportamental no tratamento do luto complexo persistente. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.32212. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/32212. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos