História da educação prisional implantada na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.32485Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a questão da prática educacional desencadeada na Penitenciaria Estadual de Francisco Beltrão por intermédio do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Novos Horizontes, nela inserido, levando em consideração a leitura de sujeito apenado, a ser ressocializado, que perpassa esta instituição. Assim, realizamos uma pesquisa cuja metodologia consistiu em estudos bibliográficos de livros, artigos, leis; bem como dos Projetos Políticos Pedagógicos da instituição. As análises demonstraram que a educação aplicada nos estabelecimentos penais é fundamental para que se propicie a socialização do sujeito ali recluso. Por outro lado, mostrou a necessidade de se atender, a contento, as demandas educacionais presentes nas instituições penais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.