Efeitos da pandemia de Covid-19 nos âmbitos sociais, econômicos e alimentares no Brasil – uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.32638

Resumo

A pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020, e logo em seguida, o Congresso Nacional brasileiro deu início às medidas protetivas no país para evitar a propagação do vírus causador da doença, como o fechamento das fronteiras, isolamento e quarentena da população. A desigualdade social, de renda, étnico-racial, de gênero e de acesso a serviços de saúde foram acentuadas no Brasil durante a pandemia de Covid-19. O acesso à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente foi afetado, agravando o quadro da Insegurança Alimentar e Nutricional – IAN – no país, que já era existente. Foi identificado que a população brasileira em sua totalidade não realizou o isolamento social, sendo este ato uma prioridade durante a emergência sanitária. Tal fato ocorreu porque uma grande parcela da população saía de casa quando necessário, por exemplo para trabalhar presencialmente, para que fosse possível, afinal, adquirirem alimentos. A linha do tempo das políticas públicas relacionadas ao Brasil teve início no estado de São Paulo na década de 1990, mas foi no início do século XXI que o país conseguiu distribuir, para a população que necessitava, o Bolsa Família. Em 2006, a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN – definiu Segurança Alimentar e Nutricional – SAN – no Brasil. Apesar de a alimentação ser um direito previsto na Constituição Federal brasileira, milhões de brasileiros se encontraram em situação de Insegurança Alimentar durante a pandemia de Covid-19, sendo que uma grande parte da população se encontrou em situação de Insegurança Alimentar Grave, número que cresceu desde o início da pandemia. Diante da situação no Brasil e o retorno do país ao patamar do mapa da fome nos últimos anos, são necessários estudos interdisciplinares, descritivos e publicações em contato com a população para expor a realidade que assola a população em situação de IAN. Esta pesquisa buscou compor o grupo das revisões bibliográficas sobre a alimentação no Brasil e identificação das medidas do Governo para assistir à população e garantir a SAN durante a pandemia de Covid-19.  Este estudo foi realizado a partir de revisão bibliográfica de documentos do Governo Federal e estudos sobre o tema durante a pandemia. Observou-se, que os aspectos sociais, econômicos e alimentares no Brasil necessitam de uma abordagem interdisciplinar e estratégica, com ações eficazes para recuperar os danos dessa crise de forma eficaz, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a alimentos adequados e nutritivos, mesmo em tempos de crise.

Biografia do Autor

Letícia Matias Lacaz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Elaine Cristina de Souza Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora e mestre em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professora Adjunta do Curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro - UNIRIO.

Katia Cilene Tabai, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós doutorado na Università di Roma (SAPIENZA) e na Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS/UFRRJ).

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

MATIAS LACAZ, L.; CRISTINA DE SOUZA LIMA, E.; CILENE TABAI, K. Efeitos da pandemia de Covid-19 nos âmbitos sociais, econômicos e alimentares no Brasil – uma revisão narrativa. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.32638. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/32638. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos