Análise epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.32757Resumo
Os acidentes por animais peçonhentos são um problema de saúde pública em diversos continentes, com importante impacto socioeconômico nas nações, porém, são injúrias frequentemente negligenciadas no mundo. Este estudo tem como objetivo analisar os números de acidentes por animais peçonhentos no estado do Paraná na década de 2010. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, dos dados registrados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2010 a 2019. As variáveis analisadas foram notificação por sexo segundo animal, faixa etária, tempo entre picada e atendimento e evolução do caso. Foi observado cerca de 146.775 ocorrências, com predomínio de homens (52,70%), na faixa de 20 a 39 anos (33,25%), com atendimento em até 1 hora após o acidente (35,76%) e evoluindo em cura (99,93%). O estado do Paraná segue, em parte, as tendências do Brasil, e seus fatores ambientais e climáticos contribuem para o predomínio de acidentes com aranhas, com declínio dos casos nos meses de inverno. A frequente monitorização e atualização dos sistemas de notificações contribuem para diminuir os casos subnotificados e para melhorar o acesso à saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.