Explorando os polimorfismos genéticos de TP53, TNFA-308 e GSTP1: susceptibilidade a infecção por HPV e carcinogênese cervical
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.32800Resumo
A neoplasia cervical é uma das doenças malignas mais comuns em mulheres, frequentemente associada a infecção por subtipos de Papilomavírus Humano (HPV). Este artigo de revisão sistemática buscou proporcionar uma análise mais aprofundada sobre a interação entre os Polimorfismos de Nucleotídeo Único (SNPs) dos genes TP53 (rs1042522), TNFA-308 (rs1800629) e GSTP1 (rs1695), infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e a susceptibilidade ao câncer cervical, em bases de dados de relevância para o campo da saúde. Foram incluídas nesta revisão 14 publicações do período 2013-2023, dos tipos caso-controle ou transversais. Destes, cinco estudos caso-controle foram realizados com foco para TP53, quatro para o gene TNFA-308 e dois para GSTP1, os três estudos transversais incluídos, abordaram cada um, um dos genes, ou um deles em associação com outros. A somatória de dois ou mais dos SNPs aqui estudados (rs1042522, rs1800629 e rs1695) não foi encontrada em nenhum estudo elencado. Ao examinar a literatura recente, identificamos que SNPs em genes de importância para o reparo do DNA, regulação da apoptose e da resposta inflamatória são fatores cruciais na infecção pelo HPV que tem os subtipos virais 16 e 18 como os mais referidos e associados à carcinogênese cervical. Em relação a análise dos SNPs, houve escassez de estudos nos últimos anos com foco nas infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e câncer cervical, apresentando resultados conflitantes em diferentes populações. Para o rs1695 foi evidenciado tanto risco, quanto proteção ao câncer para suas variações. Para o SNP rs1800629 foi identificado, em um único estudo, o alelo G como fator favorável à infecção viral e os genótipos AA e AG como contribuintes ao risco de câncer. O rs1042522 demonstrou associação genotípica significativa ao risco de câncer para as três formas (AG, AA e GG), mas não a infecção viral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.