Hortaliças e frutas minimamente processadas: perfil dos consumidores e qualidade microbiológica
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.32821Resumo
O presente estudo teve como objetivos conhecer o perfil dos consumidores de alimentos minimamente processados e avaliar a qualidade microbiológica de hortaliças e frutas minimamente processadas, produzidos e comercializados na microrregião de Francisco Beltrão. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa online e pesquisa laboratorial. A pesquisa online foi realizada entre abril e maio de 2021, por meio de aplicação de um questionário com consumidores das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, utilizando as ferramentas do Google Docs. A seleção da amostra foi por conveniência e foram aplicados 182 questionários. Para a pesquisa laboratorial, dez amostras (n=10), sendo cinco hortaliças e cinco frutas, foram submetidas às seguintes análises microbiológicas: contagem de coliformes totais, contagem de coliformes termotolerantes, confirmação de Escherichia coli e pesquisa de Salmonella spp. Verificou-se que a maioria dos consumidores desses produtos desconhecem as principais características tecnológicas das hortaliças e frutas minimamente processados e que há um mercado em expansão a ser explorado pelos produtores para agregar valor aos seus produtos com qualidade, e quantidade, de forma segura e acessível a todos. Verificou-se que das amostras de hortaliças e frutas minimamente processados analisados, 50% apresentaram coliformes totais e 30% coliformes termotolerantes > 1100 NMP/g. Quatro amostras estavam contaminadas com Escherichia coli e uma amostra de hortaliças estava contaminada com Salmonella spp. tornando este produto impróprio para o consumo. Foram obtidos seis isolados contendo estirpes de E. coli (n=5) e Salmonella spp. (n=1). Do total de microrganismos isolados, a maioria apresentou resistência a pelo menos três antimicrobianos testados. Conclui-se que os resultados obtidos indicam condições inadequadas de higiene durante o processamento, comprometendo a qualidade microbiológica de hortaliças e frutas minimamente processadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.