Benefícios de um sistema agroflorestal: um estudo de caso no assentamento Valmir Mota de Oliveira em Cascavel-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33003

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo de caso que teve como objetivo compreender a dinâmica e a complexidade de um sistema agroflorestal localizado no Assentamento Valmir Mota, situado na região Oeste do Paraná, no município de Cascavel. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Na coleta de dados, utilizou-se da entrevista semiestruturada, com perguntas abertas destinadas aos agricultores responsáveis pelo SAF, ocorrendo também a observação da propriedade investigada, a fim de complementar as informações obtidas. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que o sistema agroflorestal estudado apresenta valores brutos de comercialização por área maiores do que os de sistemas de monocultura da soja e milho. A SAF contribuiu na recuperação do solo e no aumento da biodiversidade. A agrofloresta, ainda, contribui para a formação educacional dos filhos da família e gera alimentos orgânicos para as escolas do município. O aspecto limitante se assenta na falta de crédito e de maquinários específicos para desenvolver os trabalhos na agrofloresta.

Biografia do Autor

Jaqueline Mendes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheira agrônoma. Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, Campus Laranjeiras do Sul.

Junior Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro agrônomo. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Marechal Cândido Rondon, bolsista Capes.

Ana Cristina Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Estudante do bacharelado em Agronomia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

Djoni Roos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Geografia. Docente no curso de graduação em Geografia e nos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

MENDES, J.; CHAVES RODRIGUES, J.; CRISTINA OLIVEIRA, A.; ROOS, D. Benefícios de um sistema agroflorestal: um estudo de caso no assentamento Valmir Mota de Oliveira em Cascavel-PR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.33003. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/33003. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos