Benefícios de um sistema agroflorestal: um estudo de caso no assentamento Valmir Mota de Oliveira em Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33003Resumo
O presente trabalho trata de um estudo de caso que teve como objetivo compreender a dinâmica e a complexidade de um sistema agroflorestal localizado no Assentamento Valmir Mota, situado na região Oeste do Paraná, no município de Cascavel. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Na coleta de dados, utilizou-se da entrevista semiestruturada, com perguntas abertas destinadas aos agricultores responsáveis pelo SAF, ocorrendo também a observação da propriedade investigada, a fim de complementar as informações obtidas. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que o sistema agroflorestal estudado apresenta valores brutos de comercialização por área maiores do que os de sistemas de monocultura da soja e milho. A SAF contribuiu na recuperação do solo e no aumento da biodiversidade. A agrofloresta, ainda, contribui para a formação educacional dos filhos da família e gera alimentos orgânicos para as escolas do município. O aspecto limitante se assenta na falta de crédito e de maquinários específicos para desenvolver os trabalhos na agrofloresta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.