Tarefas de educação financeira: uma revisão sistemática integrativa de artigos científicos brasileiros (2010-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33622

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar os artigos sobre tarefas de educação financeira, coletados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, com recorte temporal de 2010 a 2020. Decorre de um estudo de natureza bibliográfica com base na metodologia da revisão sistemática integrativa, com se seguintes fases: identificação do tema e a seleção da questão da pesquisa; critérios de exclusão e inclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos; análise e interpretação dos dados, por meio da estatística descritiva. Tem-se como resultado a ideia de que apesar da vasta disseminação do termo Educação Financeira, as produções científicas sobre tarefas de educação financeira começaram a ser produzidas de forma vagarosa e oscilante no ano de 2013, com maior foco nos anos iniciais do ensino fundamental e em tarefas que envolvam rodas de conversa, contação de história e exercícios matemáticos. Conclui-se que a educação financeira deve transcender a educação engessada e buscar uma educação focalizada na formação de educandos conscientes e autônomos financeiramente.

Biografia do Autor

Simone Damm Zogaib , Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Linha de pesquisa: "Educação e Linguagens Matemática". Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Abimael Magno Ouro Filho , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

Rafael Neves Almeida , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP). Professor Adjunto do Departamento de Matemática do campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMAT).

Downloads

Publicado

11-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, F.; DAMM ZOGAIB , S.; MAGNO OURO FILHO , A.; NEVES ALMEIDA , R. Tarefas de educação financeira: uma revisão sistemática integrativa de artigos científicos brasileiros (2010-2020). Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.33622. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/33622. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos