Tarefas de educação financeira: uma revisão sistemática integrativa de artigos científicos brasileiros (2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33622Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral analisar os artigos sobre tarefas de educação financeira, coletados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, com recorte temporal de 2010 a 2020. Decorre de um estudo de natureza bibliográfica com base na metodologia da revisão sistemática integrativa, com se seguintes fases: identificação do tema e a seleção da questão da pesquisa; critérios de exclusão e inclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos; análise e interpretação dos dados, por meio da estatística descritiva. Tem-se como resultado a ideia de que apesar da vasta disseminação do termo Educação Financeira, as produções científicas sobre tarefas de educação financeira começaram a ser produzidas de forma vagarosa e oscilante no ano de 2013, com maior foco nos anos iniciais do ensino fundamental e em tarefas que envolvam rodas de conversa, contação de história e exercícios matemáticos. Conclui-se que a educação financeira deve transcender a educação engessada e buscar uma educação focalizada na formação de educandos conscientes e autônomos financeiramente.
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