Dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete em Dois Vizinhos – PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i44.33802Resumo
Este artigo é um recorte de uma investigação de Mestrado em Educação que teve como objetivo realizar uma análise das dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete - Dois Vizinhos- PR. Para isso, tornou-se necessário discutir e analisar a emergência histórica da Educação do Campo a partir dos Movimentos Sociais Populares do Campo no Brasil, a sua constituição como modalidade da Educação Básica do Campo, a legislação que a sustenta e as suas matrizes formativas. Também se fez necessário discorrer sobre as relações entre a Educação do Campo e a Agroecologia, considerando as matrizes produtivas da agricultura convencional e da agricultura camponesa de base agroecológica e as formas possíveis de se trabalhar os conteúdos agroecológicos nas escolas públicas no/do campo. Por fim, para analisar as dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete - Dois Vizinhos- PR, fez-se a implementação de uma sequência metodológica de pesquisa participante, em suas diferentes fases.
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