Dimensões educativas da atuação do sindicato dos trabalhadores em educação pública de Francisco Beltrão - SINTEPFB: 2012-2023
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i45.33893Resumo
Este artigo é um recorte de uma investigação de Mestrado em Educação que teve como objetivo geral analisar as dimensões educativas da atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Francisco Beltrão - SINTEPFB no período de 2012 a 2023. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. Partiu-se da hipótese de que o espaço de mobilização sindical pode ser considerado um espaço educativo. O lócus da pesquisa foi o SINTEPFB, por meio da análise do histórico de sua formação, constituição e atuação, utilizando-se de suas publicações, atas e outros documentos específicos capazes de relatar e descrever essa trajetória. Além disso, ao longo da pesquisa, foram entrevistados membros da diretoria para captar e analisar a forma de como se manifesta essas dimensões educativas presentes na atuação do Sindicato entre os anos de 2012 a 2023. Constatou-se com a pesquisa a interação nas ações do SINTEPFB (reuniões, assembleias, mobilizações) com dimensões educativas e por meio da análise das entrevistas identificamos momentos e dimensões profundamente educativos. Foi nesse espaço de socialização das lutas, mobilizações, atuações do SINTEPFB que se desenvolveram novas relações com dimensões educativas, entre as quais destacamos: das práticas democráticas, da experiência e luta coletiva, das conquistas, das derrotas, da consciência de classe, da luta de gênero, da truculência dos entes públicos, das contradições sociais, da formação sindical e política, da identidade coletiva e da solidariedade.
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