Análise do grau de instrução financeira dos acadêmicos da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.33967

Resumo

O endividamento é um tema cada vez mais presente na vida das famílias brasileiras. Por isso, é essencial que as pessoas possuam ao menos um conhecimento básico em educação financeira para desenvolver uma consciência clara sobre a relação entre desejo e necessidade na hora de realizar compras, além de elaborar e manter um planejamento pessoal eficiente para a gestão do dinheiro. Este estudo tem como objetivo analisar o nível de instrução financeira dos acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, e a aplicação dos princípios da educação financeira por parte desses acadêmicos. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com coleta de dados primários realizada por meio de questionários. A população estudada inclui os 1303 acadêmicos matriculados na UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, no ano de 2022, dos quais 433 responderam ao questionário. Os resultados indicam que os estudantes do curso de Ciências Econômicas possuem um nível de instrução financeira mais elevado em comparação com os demais cursos, seguidos pelos estudantes do curso de Administração. Este achado sugere que as disciplinas desses cursos ampliam o conhecimento e incentivam os acadêmicos a adotarem boas práticas na gestão de suas finanças pessoais.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Kasmin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel

Doutorado em Desenvolvimento e agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no Departamento de Ciências Econômicas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.  

Nauber Scopel Jr

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

15-10-2025

Como Citar

KASMIN, M. A.; SCOPEL JR, N. Análise do grau de instrução financeira dos acadêmicos da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.33967. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/33967. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos