Educação em saúde:
Cuidados para a redução de riscos de complicações em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 em uso de insulina de Itaúna do Sul
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.34294Resumo
RESUMO:
Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica, com prioridade na saúde pública, podendo levar a inúmeras complicações micro e macrovasculares como retinopatia, nefropatia, neuropatia periférica, pé diabético, complicações cardiovascular, e, em casos graves, amputações e insuficiência renal terminal. Objetivo: avaliar as condições clínicas de pessoas com DM tipo 1 e 2 em uso de insulinas e aplicar ações educativas voltadas ao cuidado preventivo de complicações diabéticas. Trata-se de um estudo de intervenção realizado na farmácia da UBS de Itaúna do Sul – PR. Direcionado às pessoas maiores de 18 anos, com DM em uso de insulina, que aceitaram colaborar com a pesquisa, tendo disponibilidade em participar dos encontros. As avaliações clínicas da condição de saúde foram realizadas de acordo com a necessidade dos participantes, sem custo, por meio de exames laboratoriais de rotina para pessoas com DM, mediante solicitação médica. A avaliação da qualidade de vida foi realizada por meio de entrevista. Reuniões para informar os cuidados e ações educativas para reduzir os riscos de complicações da DM foram realizadas de forma coletiva. Treze indivíduos aceitaram participar do estudo. Houve predomínio de participantes mulheres (69,3%), casados (53,8%), idosos (53,8%) e pardos (76,9%), com baixa renda (76,9%) e escolaridade (69,3%), refletindo uma tendência de maior prevalência de DM nesse grupo demográfico. Os participantes associam o DM e outras doenças à baixa percepção de saúde e à depressão. Ao analisar os dados, observou-se que (84,6%) necessitavam das ações de intervenção. Após as ações, consistentes com as recomendações do Ministério da Saúde, observou-se que houve melhoras significativas na glicemia, limitação física, dor e saúde mental. Este estudo demonstrou que intervenções educativas são eficazes na redução dos riscos de complicações e na melhoria do manejo do Diabetes. Evidências destacam a relevância de estratégias personalizadas no cuidado ao Diabetes, favorecendo a saúde pública e a conscientização sobre suas complicações. Espera-se que o estudo contribua para uma abordagem mais eficaz e integrada no manejo de condições crônicas, beneficiando a população-alvo e a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.