Educação em saúde:

Cuidados para a redução de riscos de complicações em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 em uso de insulina de Itaúna do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.34294

Resumo

RESUMO:

Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica, com prioridade na saúde pública, podendo levar a inúmeras complicações micro e macrovasculares como retinopatia, nefropatia, neuropatia periférica, pé diabético, complicações cardiovascular, e, em casos graves, amputações e insuficiência renal terminal. Objetivo: avaliar as condições clínicas de pessoas com DM tipo 1 e 2 em uso de insulinas e aplicar ações educativas voltadas ao cuidado preventivo de complicações diabéticas. Trata-se de um estudo de intervenção realizado na farmácia da UBS de Itaúna do Sul – PR. Direcionado às pessoas maiores de 18 anos, com DM em uso de insulina, que aceitaram colaborar com a pesquisa, tendo disponibilidade em participar dos encontros. As avaliações clínicas da condição de saúde foram realizadas de acordo com a necessidade dos participantes, sem custo, por meio de exames laboratoriais de rotina para pessoas com DM, mediante solicitação médica. A avaliação da qualidade de vida foi realizada por meio de entrevista. Reuniões para informar os cuidados e ações educativas para reduzir os riscos de complicações da DM foram realizadas de forma coletiva. Treze indivíduos aceitaram participar do estudo. Houve predomínio de participantes mulheres (69,3%), casados (53,8%), idosos (53,8%) e pardos (76,9%), com baixa renda (76,9%) e escolaridade (69,3%), refletindo uma tendência de maior prevalência de DM nesse grupo demográfico. Os participantes associam o DM e outras doenças à baixa percepção de saúde e à depressão. Ao analisar os dados, observou-se que (84,6%) necessitavam das ações de intervenção. Após as ações, consistentes com as recomendações do Ministério da Saúde, observou-se que houve melhoras significativas na glicemia, limitação física, dor e saúde mental. Este estudo demonstrou que intervenções educativas são eficazes na redução dos riscos de complicações e na melhoria do manejo do Diabetes. Evidências destacam a relevância de estratégias personalizadas no cuidado ao Diabetes, favorecendo a saúde pública e a conscientização sobre suas complicações. Espera-se que o estudo contribua para uma abordagem mais eficaz e integrada no manejo de condições crônicas, beneficiando a população-alvo e a comunidade.

Biografia do Autor

Ligiane Machado dos Santos Goes, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado profissional em andamento em Assistência Farmacêutica pela Univesidade Estadual de Maringá. Graduada em Farmácia e Bioquímica.  

Gislaine Franco de Moura Costa, Universidade Estadual de Maringá

Docente Associada da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá.

Romeu Gavassi

Graduado em Medicina. Clínico geral. 

Haward Antunny da Silva Américo, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Matemática.

Vanderly Janeiro, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP.  

Downloads

Publicado

15-10-2025

Como Citar

MACHADO DOS SANTOS GOES, L.; FRANCO DE MOURA COSTA, G.; GAVASSI, R.; ANTUNNY DA SILVA AMÉRICO, H.; JANEIRO, V. Educação em saúde: : Cuidados para a redução de riscos de complicações em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 em uso de insulina de Itaúna do Sul. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.34294. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/34294. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos