A medicalização do parto como ferramenta de docilização dos corpos:

violência obstétrica sob a ótica de Foucault

Autores

  • Daniele Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andressa Karolyne Pereira de Freitas Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.34461

Resumo

O artigo visa analisar o contexto da medicalização do parto e a violência obstétrica a partir da teoria da docilização dos corpos, controle e vigilância de Michel Foucault.  Para atingir tal objetivo primeiramente apresentou-se contextualização histórica sobre os hospitais e a migração dos partos do ambiente doméstico para o ambiente hospitalar. Em seguida discutiu-se a medicalização como uma solução de saúde, a implantação da disciplina nos hospitais e a patologização do parir. Foi traçado um panorama de naturalização de condutas das equipes de saúde, justificadas por estas para “facilitar” o parto, o que foi demonstrado com base teórica como sendo formas de violência obstétrica. Por fim, apresentou-se o parto humanizado como uma via de retorno à concepção fisiológica e despatologização do nascer. Metodologicamente, a pesquisa é uma revisão bibliográfica descritiva, propondo uma análise com base em Foucault. Concluiu-se que a violência obstétrica é uma violação à dignidade da pessoa humana e que é necessário um letramento às mulheres e demais pessoas que gestam sobre seus direitos sexuais e reprodutivos.

Biografia do Autor

Daniele Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos (GPDH) na Unioeste Francisco Beltrão/PR.

Andressa Karolyne Pereira de Freitas Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Funcionária pública e estudante de graduação do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. 

Downloads

Publicado

15-10-2025

Como Citar

PEREIRA, D.; RODRIGUES, A. K. P. de F. A medicalização do parto como ferramenta de docilização dos corpos: : violência obstétrica sob a ótica de Foucault. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.34461. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/34461. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos