Sentido espacial na educação infantil:

Um encontro com a geometria das crianças.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.34954

Resumo

Este texto decorre de pesquisa realizada com crianças da educação infantil de uma turma na faixa etária de 5 anos. O estudo teve como objetivo investigar evidências do sentido espacial dessas crianças, que emergiam em suas interações, brincadeiras e atividades no espaço escolar. A metodologia aplicada delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, realizada em três fases: exploratória, experimento de ensino e análise retrospectiva dos dados. A primeira fase caracterizou-se pelos estudos bibliográficos, primeiros contatos com as crianças e observação participante. Na segunda, as crianças participaram de um experimento de ensino com atividades sobre sentido espacial. Já a terceira fase envolveu a análise dos dados levantados e a seleção de episódios com os resultados encontrados e respectiva discussão. Neste artigo, apresenta-se a análise dos dados obtidos na primeira fase da pesquisa. Destaca-se como resultado principal que: as crianças participantes apresentaram indícios do desenvolvimento do sentido espacial, evidenciando habilidades de visualização espacial e orientação espacial, principalmente por meio das relações espaciais de posição, localização, direção, distância e perspectiva. Ressalta-se que essas relações espaciais foram identificadas à medida que as crianças interagiam e brincavam no cotidiano escolar. Conclui-se que as habilidades de orientação espacial e visualização espacial evidenciadas, constitutivas do sentido espacial, podem ser exploradas e ampliadas de modo intencional nas brincadeiras e interações no cotidiano da educação infantil, de modo a fortalecer o desenvolvimento do pensamento geométrico das crianças.

 

Biografia do Autor

Cláudia Natielle Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. 

Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe

Docente na Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

15-10-2025

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, C. N.; DAMM ZOGAIB, S. Sentido espacial na educação infantil:: Um encontro com a geometria das crianças. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.34954. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/34954. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos