Sentido espacial na educação infantil:
Um encontro com a geometria das crianças.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.34954Resumo
Este texto decorre de pesquisa realizada com crianças da educação infantil de uma turma na faixa etária de 5 anos. O estudo teve como objetivo investigar evidências do sentido espacial dessas crianças, que emergiam em suas interações, brincadeiras e atividades no espaço escolar. A metodologia aplicada delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, realizada em três fases: exploratória, experimento de ensino e análise retrospectiva dos dados. A primeira fase caracterizou-se pelos estudos bibliográficos, primeiros contatos com as crianças e observação participante. Na segunda, as crianças participaram de um experimento de ensino com atividades sobre sentido espacial. Já a terceira fase envolveu a análise dos dados levantados e a seleção de episódios com os resultados encontrados e respectiva discussão. Neste artigo, apresenta-se a análise dos dados obtidos na primeira fase da pesquisa. Destaca-se como resultado principal que: as crianças participantes apresentaram indícios do desenvolvimento do sentido espacial, evidenciando habilidades de visualização espacial e orientação espacial, principalmente por meio das relações espaciais de posição, localização, direção, distância e perspectiva. Ressalta-se que essas relações espaciais foram identificadas à medida que as crianças interagiam e brincavam no cotidiano escolar. Conclui-se que as habilidades de orientação espacial e visualização espacial evidenciadas, constitutivas do sentido espacial, podem ser exploradas e ampliadas de modo intencional nas brincadeiras e interações no cotidiano da educação infantil, de modo a fortalecer o desenvolvimento do pensamento geométrico das crianças.
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