Whey ou soro de leite? Uma análise do comportamento do consumidor e de rótulos de produtos lácteos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.35199Resumo
Os novos padrões de consumo refletem uma crescente valorização de um estilo de vida saudável e uma maior busca por alimentos nutritivos. Devido à qualidade de suas proteínas, o soro de leite tem se destacado como uma tendência de mercado, sendo ingrediente fundamental da indústria alimentícia. No entanto, em geral, os consumidores desconhecem a presença de soro de leite na formulação de muitos produtos e alguns apresentam uma certa aversão a tal ingrediente. Diante disso, esse estudo avaliou a percepção do consumidor sobre o uso de soro de leite em produtos lácteos, por meio de um questionário online elaborado via Google Forms. Foi realizado o teste afetivo de aceitação para determinar a aceitação sensorial do consumidor em relação a um produto que contém soro de leite em sua formulação, em condições cegas e informadas. Também foram analisados rótulos de produtos com alto teor de proteína, os quais possuem ingredientes com soro de leite em sua composição. Os resultados mostraram que muitos consumidores associam whey a uma opção saudável e proteica, mas quando citado o termo “soro de leite” existe uma certa aversão ao produto e muitos não conhecem seus benefícios à saúde. Muitos possuem o entendimento de que o soro de leite é obtido após a fabricação do queijo, mas poucos sabem a origem do whey. Assim, o consumidor destaca que o whey é rico em proteínas de boa qualidade, mas muitos não têm a mesma opinião para o soro de leite. Quando os consumidores são informados sobre a presença de soro de leite na composição de um produto lácteo, tendem a atribuir notas mais baixas a esse produto. A indústria frequentemente utiliza o soro de leite ou seus derivados na formulação de produtos lácteos com “alto teor de proteína”, devido à sua composição rica em proteínas de boa qualidade. Porém, para destacar a presença do soro como ingrediente é comum fazer o uso do termo “whey” no rótulo. Isso ocorre porque a palavra “whey” tem uma aceitação maior pelo consumidor do que “soro de leite”. Assim, é necessário informar o consumidor em relação a esse produto a fim de impulsionar a valorização e o consumo do soro de leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.