Whey ou soro de leite? Uma análise do comportamento do consumidor e de rótulos de produtos lácteos

Autores

  • Larissa Scarabotto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão
  • Alessandro Gonçalves de Mattos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão
  • Vânia de Cássia da Fonseca Burgardt Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão https://orcid.org/0000-0002-2029-9914
  • Fabiane Picinin de Castro Cislaghi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão https://orcid.org/0000-0002-8591-1393

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.35199

Resumo

Os novos padrões de consumo refletem uma crescente valorização de um estilo de vida saudável e uma maior busca por alimentos nutritivos. Devido à qualidade de suas proteínas, o soro de leite tem se destacado como uma tendência de mercado, sendo ingrediente fundamental da indústria alimentícia. No entanto, em geral, os consumidores desconhecem a presença de soro de leite na formulação de muitos produtos e alguns apresentam uma certa aversão a tal ingrediente. Diante disso, esse estudo avaliou a percepção do consumidor sobre o uso de soro de leite em produtos lácteos, por meio de um questionário online elaborado via Google Forms. Foi realizado o teste afetivo de aceitação para determinar a aceitação sensorial do consumidor em relação a um produto que contém soro de leite em sua formulação, em condições cegas e informadas. Também foram analisados rótulos de produtos com alto teor de proteína, os quais possuem ingredientes com soro de leite em sua composição. Os resultados mostraram que muitos consumidores associam whey a uma opção saudável e proteica, mas quando citado o termo “soro de leite” existe uma certa aversão ao produto e muitos não conhecem seus benefícios à saúde. Muitos possuem o entendimento de que o soro de leite é obtido após a fabricação do queijo, mas poucos sabem a origem do whey. Assim, o consumidor destaca que o whey é rico em proteínas de boa qualidade, mas muitos não têm a mesma opinião para o soro de leite. Quando os consumidores são informados sobre a presença de soro de leite na composição de um produto lácteo, tendem a atribuir notas mais baixas a esse produto. A indústria frequentemente utiliza o soro de leite ou seus derivados na formulação de produtos lácteos com “alto teor de proteína”, devido à sua composição rica em proteínas de boa qualidade. Porém, para destacar a presença do soro como ingrediente é comum fazer o uso do termo “whey” no rótulo. Isso ocorre porque a palavra “whey” tem uma aceitação maior pelo consumidor do que “soro de leite”. Assim, é necessário informar o consumidor em relação a esse produto a fim de impulsionar a valorização e o consumo do soro de leite.

Biografia do Autor

Larissa Scarabotto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão

Graduada em Engenharia de Alimentos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão.

Alessandro Gonçalves de Mattos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão.

Vânia de Cássia da Fonseca Burgardt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão

Doutora em Engenharia de Alimentos. Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão.

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão

Doutora em Ciência de Alimentos. Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão

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Publicado

15-10-2025

Como Citar

SCARABOTTO, L.; GONÇALVES DE MATTOS, A.; DE CÁSSIA DA FONSECA BURGARDT, V.; PICININ DE CASTRO CISLAGHI, F. Whey ou soro de leite? Uma análise do comportamento do consumidor e de rótulos de produtos lácteos. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.35199. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35199. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos