EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v8i1.352Resumo
O artigo apresenta, em três partes, uma discussão teórica sobre arelação entre educação, trabalho e cidadania. A primeira refere-se
ao tema produção econômica, social, cultural e educação. Num
segundo momento aborda-se questões sobre a articulação e desarticulação entre trabalho e educação. Na terceira discussão,
refletindo sobre a prática pedagógica, o tema aprendizagem e
formação do ser humano. Do ponto de vista das conclusões destacase que a educação precisa preparar o estudante para sua prática social, e nesta está incluída sua preparação profissional, não no sentido de atender aos interesses de uma minoria, mas de efetivar sua cidadania. Percebe-se que poucas coisas fazem realmente diferença e, uma delas, são as formas de aprendizado. Diante de tanto “progresso” e “transformação”, o grande trunfo do cidadão ainda é a educação, nas suas mais diversas formas e esferas. Pois a capacidade de entender e criar é cer tamente aquela que pode libertar.
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Publicado
06-12-2012
Como Citar
PLEIN, I. T. T. EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 291, 2012. DOI: 10.48075/rfc.v8i1.352. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/352. Acesso em: 18 abr. 2025.
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Artigos
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