Aspectos sanitários e produtivos de queijos Coloniais de três agroindústrias do Território Cantuquiriguaçu – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.35309Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção dos queijos Coloniais artesanais de três agroindústrias familiares do Território Cantuquiriguaçu, Paraná. A pesquisa foi realizada por meio de questionário da cadeia produtiva do queijo, respondido por meio de entrevista com a mestra queijeira e na observação in loco da agroindústria. As três agroindústrias eram pequenas propriedades familiares e possuíam em torno de 20 animais em lactação com duas ordenhas mecânicas diárias e volume de produção de leite em torno de 300 L/dia (AG2) e 420 L/dia (AG3), exceto a AG1 que adquiria o leite de um fornecedor da família e processava uma média de 80 L/dia. As três mestras queijeiras eram mulheres e possuíam mais de 5 anos de experiência com produção de queijos e cursos de qualificação na área. Os três locais estudados realizavam o controle de Tuberculose e Brucelose nos rebanhos e o controle de mastite do leite, bem como realizavam a pasteurização lenta para produção de queijo Colonial. A produção de queijos variou de 18 kg queijo/semana para AG1 e cerca de 28 kg/dia para AG3 e 45 kg/dia para AG2, sendo produzidos frescos ou maturados, e a renda derivada do queijo variava de 5% a 85%. De maneira geral, as agroindústrias possuíam estrutura e condições higiênico-sanitárias recomendadas para produção de queijos. O fluxograma das agroindústrias detalhou o processo de produção, desde a coleta do leite até a embalagem final. O conhecimento da realidade das queijarias e da produção dos queijos na região é essencial para orientar os produtores corretamente, visando a melhoria, garantia da qualidade e agregação de valor do queijo Colonial produzido no Território Cantuquiriguaçu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.