Aspectos sanitários e produtivos de queijos Coloniais de três agroindústrias do Território Cantuquiriguaçu – Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.35309

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção dos queijos Coloniais artesanais de três agroindústrias familiares do Território Cantuquiriguaçu, Paraná. A pesquisa foi realizada por meio de questionário da cadeia produtiva do queijo, respondido por meio de entrevista com a mestra queijeira e na observação in loco da agroindústria. As três agroindústrias eram pequenas propriedades familiares e possuíam em torno de 20 animais em lactação com duas ordenhas mecânicas diárias e volume de produção de leite em torno de 300 L/dia (AG2) e 420 L/dia (AG3), exceto a AG1 que adquiria o leite de um fornecedor da família e processava uma média de 80 L/dia. As três mestras queijeiras eram mulheres e possuíam mais de 5 anos de experiência com produção de queijos e cursos de qualificação na área. Os três locais estudados realizavam o controle de Tuberculose e Brucelose nos rebanhos e o controle de mastite do leite, bem como realizavam a pasteurização lenta para produção de queijo Colonial. A produção de queijos variou de 18 kg queijo/semana para AG1 e cerca de 28 kg/dia para AG3 e 45 kg/dia para AG2, sendo produzidos frescos ou maturados, e a renda derivada do queijo variava de 5% a 85%. De maneira geral, as agroindústrias possuíam estrutura e condições higiênico-sanitárias recomendadas para produção de queijos. O fluxograma das agroindústrias detalhou o processo de produção, desde a coleta do leite até a embalagem final. O conhecimento da realidade das queijarias e da produção dos queijos na região é essencial para orientar os produtores corretamente, visando a melhoria, garantia da qualidade e agregação de valor do queijo Colonial produzido no Território Cantuquiriguaçu. 

Biografia do Autor

Ana Carla Ribeiro Ferreira , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná e foi bolsista de extensão da Fundação Araucária no projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”. Desenvolveu atividades de pesquisa e extensão com queijarias do Território Cantuquiriguaçu - Paraná. 

Simone de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná e foi bolsista de extensão da Fundação Araucária no projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”. Desenvolveu atividades de pesquisa e extensão com queijarias do Território Cantuquiriguaçu - Paraná. 

Sandra Gomes de Amorin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná. Atuou em queijaria artesanal do Território Cantuquiriguaçu – Paraná e colaboradora do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”. 

Daniela Ragazzon, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER (IDR-Paraná)

Economista Doméstico pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com queijarias do Território Cantuquiriguaçu. Atua como Extensionista rural no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná -IAPAR-EMATER - IDR-Paraná.

Eduarda Molardi Bainy, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Engenharia de alimentos e professora no curso de graduação em Engenharia de Alimentos e no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná. Coordena o projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”.

Downloads

Publicado

15-10-2025

Como Citar

RIBEIRO FERREIRA , A. C.; DE OLIVEIRA, S.; GOMES DE AMORIN, S.; RAGAZZON, D.; MOLARDI BAINY, E. Aspectos sanitários e produtivos de queijos Coloniais de três agroindústrias do Território Cantuquiriguaçu – Paraná. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 46, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i46.35309. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35309. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos