O trabalho das mulheres camponesas feirantes diante da conjuntura das feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União-SC

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i45.35394

Résumé

Esta pesquisa, que é parte do processo de construção da dissertação de mestrado, tem como propósito analisar o trabalho das mulheres camponesas feirantes nas feiras dos municípios de União da Vitória-PR e Porto União-SC. Com base nas geografias feministas, buscamos compreender a interseção entre o sistema patriarcal capitalista e a inserção das mulheres nesses espaços, evidenciando sua ampla exploração para a sustentação desse modelo. Para compreender as dinâmicas de gênero nas feiras, é essencial considerar que, historicamente, as feiras desempenharam papéis fundamentais na ocupação, no crescimento e na consolidação de diversas cidades no Brasil e no mundo, incluindo os municípios em questão. Para atingir nosso objetivo, a pesquisa adota uma metodologia que envolve revisão bibliográfica, análise documental, visitas às feiras e a realização de 40 questionários quantitativos estruturados com mulheres e homens feirantes que se dispuseram a respondê-lo. Os resultados indicam que as feiras livres se configuram como espaços contra-hegemônicos de comercialização de alimentos mais frescos e saudáveis, com cadeias produtivas e comerciais reduzidas, beneficiando tanto as feirantes e os feirantes quanto as e os consumidores. A análise do trabalho das mulheres, eixo central deste artigo, revela que são as mulheres as responsáveis pela grande diversidade de produtos existentes nas feiras livres. No entanto, a participação feminina nas feiras permite sua inserção na esfera produtiva, ainda que sob a sobrecarga de múltiplas jornadas, acumulando responsabilidades tanto na feira quanto no ambiente.

Biographie de l'auteur-e

Ana Maria Braciak Braciak, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão-PR.

Téléchargements

Publié-e

23-05-2025

Comment citer

BRACIAK, A. M. B. O trabalho das mulheres camponesas feirantes diante da conjuntura das feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União-SC. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 45, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i45.35394. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35394. Acesso em: 17 juill. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Corpo, gênero e diversidade”