Visibilidade feminina na ciência: a contribuição do projeto ‘meninas e mulheres nas ciências’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v27i45.35401

Resumo

Este artigo discute sobre as atividades do projeto de extensão "Meninas e Mulheres nas Ciências" que tem como principais objetivos promover a participação feminina no campo científico e combater a desigualdade de gênero no meio acadêmico através de divulgação científica em redes sociais, rodas de conversa e atividades interdisciplinares em escolas públicas. Com o intuito de aumentar a visibilidade das mulheres cientistas, desconstruir estereótipos de gênero e despertar o interesse dos jovens pela ciência, o projeto tem obtido resultados positivos ao promover discussões relevantes sobre representatividade feminina. A iniciativa "Uma Jornada Científica pelo Tempo", que engaja alunos de escolas públicas e acadêmicos em atividades práticas, estimula o pensamento crítico e desperta o interesse pela universidade. Através da divulgação científica, debates em rodas de conversa e atividades interdisciplinares, o projeto não apenas amplia a visibilidade das mulheres na ciência, mas também contribui para reduzir a desigualdade de gênero no ambiente acadêmico, fortalece os laços entre a universidade e a sociedade, e inspira as próximas gerações a seguirem em carreiras nas áreas científicas.

Biografia do Autor

Sabrina Zaluski Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

 Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos.

Caroline Dall’Agnol, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

Doutora em Engenharia Mecânica; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

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Publicado

23-05-2025

Como Citar

ZALUSKI GONÇALVES, S.; DALL’AGNOL, C. Visibilidade feminina na ciência: a contribuição do projeto ‘meninas e mulheres nas ciências’. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 27, n. 45, 2025. DOI: 10.48075/rfc.v27i45.35401. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/35401. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê “Corpo, gênero e diversidade”