Advocacy como ferramenta de luta e participação cidadã:
o enfrentamento da violência de gênero contra a mulher sob a lente de atuação das clínicas de direitos humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v27i46.35433Resumo
Este artigo analisa o advocacy como ferramenta de luta e participação cidadã, com foco no enfrentamento da violência de gênero contra a mulher, através das clínicas de direitos humanos no Brasil. A análise parte do reconhecimento de que, apesar dos esforços estatais e da sociedade civil, os índices de violência de gênero permanecem alarmantes, evidenciando uma lacuna entre as obrigações estatais e a realidade vivida pelas mulheres. Nesse contexto, a educação em direitos humanos é vista como uma aliada essencial para transformar essa realidade, promovendo debates acadêmicos e mobilização social. O artigo utiliza marcos internacionais e nacionais, como o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, para orientar a discussão sobre o papel das clínicas de direitos humanos na promoção do advocacy e no combate à violência de gênero. Metodologicamente, o estudo baseia-se em revisão de literatura e análise documental, e é estruturado em três eixos: violência de gênero e direitos humanos, educação em direitos humanos e a universidade, e a relação entre advocacy aplicado ao gênero e clínicas de direitos humanos. O objetivo central é destacar a importância da metodologia clínica no ensino de direito, possibilitando aos estudantes aplicarem seus conhecimentos teóricos em benefício da sociedade.
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