UMA PROPOSTA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA NO POEMA "O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA" DE MANOEL DE BARROS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v9i10.7526Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado emEstudos da Linguagem - Linguagem e ensino e dos estudos realizados
pelo grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Dra. Alba Maria
Perfeito "Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho
problema", ambos da Universidade Estadual de Londrina, e tem por
objetivo refletir sobre a análise lingüística, via gênero discursivo e
teoria enunciativa bakhtina, de poemas. Para tanto, utilizaremos a
perspectiva enunciativa de Bakhtin (1994, 2003), bem como
Bronckart (1999, 2006, 2007), no que se refere às condições de
produção, Dolz e Schneuwly (2004), no tocante ao agrupamento de
gêneros. Como suporte para tal trabalho, analisaremos o poema "O
menino que carregava água na peneira" de Manoe! de Barros (1999).
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DE BARROS, M.; VEDOVATO, L.; PERFEITO, A. M. UMA PROPOSTA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA NO POEMA "O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA" DE MANOEL DE BARROS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 11, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v9i10.7526. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7526. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.