PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i11.7562Resumo
Nos últimos anos deu-se grande ênfase ao controle de recursosmateriais em um sistema produtivo. Isto se deve a várias razoes. Se, por um lado, os recursos materiais mantidos emestoque proporcionam segurança em um ambiente complexoe incerto, por outro, implicam custos, congelam o capital financeiro da empresa, ocupam espaço destináveis à produção,deterioram-se e tornam-se obsoletos. Há uma vasta bibliografiareferente aos sistemas de manutenção de estoques, cujosestudos visam projetar, implementar e gerenciar um sistemade estoque, considerando suas diferentes características, taiscomo: tipos de demanda, prazo de planejamento, restriçõese custos relevantes de estoque. Neste trabalho pretende-seelaborar um modelo que leva em consideração a capacidadede uma empresa ajustar seu processo produtivo para atenderà demanda variável. Para solucionar o problema recorre-se auma técnica aplicada à otimização dos problemas que podemser modelados por uma seqüência de estados (programaçãodinâmica).Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
NAPIERALA, H. PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO DINÂMICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 11, p. 175, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i11.7562. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7562. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.