DA (NÃO) CENTRALIDADE DO TRABALHO, A (NÃO) CENTRALIDADE DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v5i1.7671Resumo
A questão da centralidade ou não centralidade do trabalho na constituição da existência humana é crucial para desvelar, na reestruração produtiva do capital, os determinantes que a nova organização do trabalho pós-fordista, controlada pelo capital, impõe ao ensino escolar. Tratar-se de mostrar que o capital vem produzindo metodologias de ensino denominados de "professor pesquisador", "ensino reflexivo" e "construtivismo" que se articulam com a visão de mundo do "pós-modernismo" no sentido de adaptar os trabalhadores ás necessidades do "trabalho flexível". Defender o trabalho enquanto "valor de uso" é defender o ensino das ciências e negar a centralidade do trabalho é negar o ensino das ciências em nome de uma concepção pragmática e empirista de "prática" enquanto expressão dos interesses do capital.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ZANELLA, J. L. DA (NÃO) CENTRALIDADE DO TRABALHO, A (NÃO) CENTRALIDADE DO ENSINO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 11, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v5i1.7671. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7671. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.