A EVOLUÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA NO PRISMA DA “TRIPLE HELIX”, UM SISTEMA BASEADO NO CONHECIMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7733Resumo
As constantes mutações do sistema capitalista durante essesúltimos dois séculos acabaram culminando em uma forma deorganização integrada, que busca gerir o desenvolvimento através do conhecimento e da inovação técnica. Esse modelobaseado no conhecimento é chamado de Triple Helix (TH).O questionamento frente ao neoliberalismo econômico tem engendrado a necessidade de uma maior integração do estado no processo produtivo, e esse processo de integração juntamente com a universidade e a indústria tem proporcionadoinstituições híbridas e dinâmicas, que caracterizam esse novoestágio do sistema capitalista, o sistema TH. Os princípios domodelo da Triple Helix foram gerados mediante uma junçãodos conceitos Neo-institucionalistas e Neo-evolucionistas,que consideram as instituições e o processo evolutivo comoos principais determinantes das estruturas e das inter-relaçõessociais.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
COSTA, M. F.; PADILHA, V. W.; GELINSKI, K. G. F. A EVOLUÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA NO PRISMA DA “TRIPLE HELIX”, UM SISTEMA BASEADO NO CONHECIMENTO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 31, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7733. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7733. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.