A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E O SABER PRODUZIDO NAS PRÁTICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7735Resumo
A formação docente tem sido tema de estudo no contexto educacional; em se tratando de formação docente que direcione a atividade pedagógica à Educação do Campo, o estudo torna-se ainda mais relevante, na medida em que exige uma reflexão sobre a dualidade na formação pedagógica que embute experiências profissionais ao educador e o saber das práticas dos Movimentos Sociais. O artigo propõe a reflexão sobre este tema na medida em que buscou compreender a formação dos professores que atuam no campo a partir de um recorte da pesquisa que investigou o que é a educação do campo, suas especificidades e os motivos para alguns professores do Curso de Pedagogia regular assumir a formação dos educadores/as. Os resultados revelam que a formação docente para a Educação do Campo não se furtará da influência que o saber do campo exerce sobre o aprendizado dos povos do campo e não se tornará alheia a um novo modelo pedagógico de educação que inclui a prática dos Movimentos no aprendizado docente.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ZANCANELLA, Y. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E O SABER PRODUZIDO NAS PRÁTICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 99, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7735. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7735. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.