O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO INSTITUTO EDUCAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7737Resumo
A pretensão deste trabalho é apresentar as reflexões a que chegou-se após os trabalhos de observação e entrevistas com os educandos e educandas do Instituto Educar, bem como com educadores, e colaboradores da instituição. O objetivo maior é demonstrar de que forma as práticas e conteúdos desenvolvidos no instituto podem auxiliar na constituição da autonomia. Para tal, realizou-se a seguinte excursão: tratou-se inicialmente do significado da educação popular e sua colaboração para o fomento da autonomia. Procurando verificar como as práticas exercidas no instituto colaboram para a assunção da autonomia, a partir de três eixos, a saber, a postura dos educadores frente ao projeto da educação popular, A importância das práticas em sala de aula para a constituição da autonomia e Tempos educativos e a constituição da autonomia.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
WENDT, C. E. O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO INSTITUTO EDUCAR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 149, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7737. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7737. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.