OS AVANÇOS NANOTECNOLÓGICOS E O MEIO AMBIENTE: OS DIREITOS HUMANOS E OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO JURÍDICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7741Resumo
Vive-se, especialmente no Século XXI, um avanço da Ciência. No caso, as nanotecnologias surgem como um grande potencial para auxiliar no atendimento das necessidades humanas. Neste aspecto, os Direitos Humanos servirão como um referencial ético para as pesquisas e os resultados na nano escala. Além disto, tais características deverão ser observadas pelo Direito na regulamentação jurídica desses avanços. Especialmente nesse particular haverá espaço para o Direito, não para limitar, mas com o objetivo de especificar alguns elementos não negociáveis. Vale dizer, os Direitos Humanos representarão esse parâmetro ético que deverá ser observado a fim de garantir o respeito dos seres humanos e o meio ambiente.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ENGELMANN, W. OS AVANÇOS NANOTECNOLÓGICOS E O MEIO AMBIENTE: OS DIREITOS HUMANOS E OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO JURÍDICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 207, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7741. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7741. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.