A CONTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E AS FORMAS DE SOCIEDADE ENTRE FAMÍLIAS RESIDENTES EM CORTIÇOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v5i1.7747Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as formas de sociabilidades entre a vizinhança residente em cortiços situados em bairros das grandes metrópoles no Brasil. A pesquisa foi realizada com 28 famílias residentes na cidade de São Paulo, nos bairros de Sé, Mooca, Campos Elíseos e Vila Alpina. A análise procurou enfocar o lugar específico ocupado pelo grupo das famílias encortiçadas, que configura um território delimitado pelas difetentes identidades que compõem. Subjacente á idéia de território, sobrepõe-se a idéia de pertinência, ou seja, cortiços enquanto territórios identitários - espaços coletivos de apropriação e de solidariedade, de intimidade cotidiana, de relação mais pessoais, do partilhar de carências, ou de outro lado, por vezes se definindo como territórios não-identitários, não-históricos, os "não-lugares", nos termos de Marc Augé.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PINTO, N. M. de A. A CONTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E AS FORMAS DE SOCIEDADE ENTRE FAMÍLIAS RESIDENTES EM CORTIÇOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 5, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v5i1.7747. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7747. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.