EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NOS BRICS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v13i18.7976Palavras-chave:
Publicações Científicas, Pesquisa e Desenvolvimento, BRICResumo
Este artigo analisa o desempenho científico científico e busca inferir o grau de desenvolvimento dos sistemas de inovação baseados em ciência no Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC), a partir da análise de produção científica. Os procedimentos metodológicos envolvem a revisão de literatura sobre crescimento endógeno, sistemas de inovação e a análise de indicadores de ciência (publicação científica). A parte empírica envolveu a coleta de informações sobre produção científica nos países do BRIC, através do Global Research Report - Thomson Reuters. O estudo identifica a evolução e maturidade dos sistemas de inovação nos BRICs através dos indicadores científicos e destaca a predominância pesquisas agrárias no Brasil e na Índia, o crescimento exponencial de pesquisas na China e o declínio científico russo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CAMARA, M. R. G. da. EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NOS BRICS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 69, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v13i18.7976. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7976. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.