CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS E EUROPEUS NA REGIÃO DE GUAÍRA NO PARANÁ: SÉCULOS XVI E XVII
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v13i18.8024Palavras-chave:
Colonização séculos XVI e XVII, Missões Jesuítas, História do Paraná, Resistência Indígena, Guaíra séc. XVI e XVIIResumo
O Presente estudo tenta analisar a conflituosa relação estabelecida entre os colonizadores portugueses e espanhóis contra os jesuítas e os indígenas na região de Guaíra, atual Estado do Paraná entre os séculos XVI e XVII, a partir obras de estudiosos do tema e de escritos da época. O objetivo do texto é servir de material de apoio didático para ser utilizado pelos educadores que trabalham co a História do Brasil, Geografia, Ensino Religioso e principalmente a História do Paraná. Dentre as questões que orientam as reflexões destacamos o Tratado de Tordesilhas, a ocupação da região de Guaíra, a presença dos jesuítas e o relacionamento com os indígenas e as ações dos espanhóis às expedições dos bandeirantes na caça aos indígenas.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MORGAN, N. L.; CASTANHA, A. P. CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS E EUROPEUS NA REGIÃO DE GUAÍRA NO PARANÁ: SÉCULOS XVI E XVII. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 205, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v13i18.8024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8024. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.