TERRITÓRIO E EXPANSÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL CALÇADISTA NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8727Palavras-chave:
Território, indústria de calçados, CearáResumo
A relação entre território e acumulação industrial é o tema do artigo. O recorte empírico privilegia o estado do Ceará, entre outros motivos porque este território reúne os elementos apropriados de efetivação da acumulação ampliada na indústria. A produção calçadista é tomada como exemplo, pois depende da incorporação de novos territórios para garantir a expansão das suas margens de rentabilidade. Com a emergência do processo de globalização, ocorre um impacto nos circuitos espaciais da produção de calçados, que passam a ser segmentados no território e produzem diferentes padrões de competitividade até resultarem em novas relações com fornecedores e com o próprio trabalhador da linha de produção. O Ceará é escolhido então como um ambiente apropriado para a instalação de novas plantas, confirmando que a organização de um espaço demarcado por uma lógica descontínua, ao mesmo tempo fragmentada e articulada, reafirma um conjunto de forças estruturais que moldam a atual modernização econômica no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.