IMPLICAÇÕES PAISAGÍSTICAS DO PROCESSO DE EVOLUÇÃO URBANA DE FRANCISCO BELTRÃO/PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8730Palavras-chave:
Paisagem, evolução urbana, Francisco BeltrãoResumo
O processo de evolução urbana de Francisco Beltrão, localizada no Sudoeste do Paraná, ocorreu embasado em quatro períodos bem distintos ao longo da história de ocupação do município, os quais são denunciados pelas marcas ou implicações que cada um deles deixou na paisagem. Este artigo tem por objetivo analisar cada um destes períodos, buscando identificar os atores sociais ou territoriais envolvidos e o resultado de suas ações impressos na paisagem urbana de Francisco Beltrão. O primeiro período se estende do momento inicial de ocupação do município, por volta de 1922, até a emancipação política do mesmo, em 14 de dezembro de 1951 e sua instalação definitiva em 1952. Fase essa caracterizada pelo desbravamento das terras e florestas. O Segundo Período iniciou-se na época da emancipação e se estendeu até meados da década de 1970, sendo marcado pelos investimentos públicos e privados. O Terceiro Período compreende as décadas de 1970 e 1980, época da intensificação da migração campo-cidade. O quarto Período iniciou-se na década de 1990 sendo caracterizado pela redefinição da cidade nos moldes da política econômica globalizada. A fim de aprofundar o tema da pesquisa realizada resta sugerir a realização do estudo do período atual, o qual denominamos de Quinto Período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.