VIOLÊNCIAS DIFUSAS, EDUCAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL: RELAÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i22.9143Palavras-chave:
Estado democrático de direito, violências difusas, modernidade tardia, cidadaniaResumo
O artigo apresenta análises teóricas, desenvolvidas em tese de doutorado, sobre os desafios postos para o Brasil, Estado democrático de direito, diante das diversas formas de violência presentes no tecido social. Fenômeno característico de sociedades que estariam passando por mudanças comportamentais/culturais, caracterizadas pelo conceito de modernidade tardia, por meio das quais valores e instituições tradicionais perdem força e os antigos referenciais de proteção e de socialização dos indivíduos arrefecem, gerando uma condição por meio da qual fissuras sociais parecem tomar corpo. O que, em tese, apresentaria dificuldades para a implantação de padrões sociais efetivamente embasados nos preceitos democráticos e na garantia dos direitos dos cidadãos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
JACONDINO, E. N. VIOLÊNCIAS DIFUSAS, EDUCAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL: RELAÇÕES E DESAFIOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 15, n. 22, p. 11, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v15i22.9143. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/9143. Acesso em: 12 abr. 2025.
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