O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A CONDENAÇÃO POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i22.9149Palavras-chave:
Direito Processual Civil, Princípio do Contraditório, Condenação por litigância de má-féResumo
Trata-se o presente estudo de análise acerca da necessidade de obediência ao princípio do contraditório para a aplicação da condenação por litigância de má-fé no ordenamento jurídico brasileiro. Justifica-se tal pesquisa pela necessidade de buscar o aprimoramento dos instrumentos processuais, primando pela efetividade do provimento jurisdicional, elaborado com a participação das partes no processo. Para isso, analisa-se o princípio do contraditório sob o enfoque da participação das partes na formação do convencimento do magistrado, assim como a condenação por litigância de má-fé. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrinas nacionais, e a jurisprudência dos Tribunais Superiores pátrios e estrangeiros, assim como o método dedutivo pelo qual se parte de uma premissa maior para uma menor, especificando-se o tema proposto.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MARQUES, C. S. da P. O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A CONDENAÇÃO POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 15, n. 22, p. 137, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v15i22.9149. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/9149. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.