O TEMPO PARA REPENSAR É AGORA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) /TIME TO RETHINK IS NOW: PANDEMIC CONSIDERATIONS OF THE NEW CORONAVIRUS (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26404
Agências de fomento

Resumo

A pandemia de COVID-19 transformou práticas cotidianas em todas as partes do mundo e impactou diversos setores da sociedade. Para tanto, propõe-se neste artigo uma reflexão e discussão sobre a pandemia de coronavírus e seus impactos gerais sobre a sociedade e a educação, evidenciando a abordagem ecopedagógica como uma possibilidade para reinterpretar esse cenário. Constatou-se que os impactos intensificados e ocasionados pelo coronavírus são imensuráveis, cuja disseminação da doença afetou drasticamente os processos de ensino e aprendizagem, o acesso à saúde, acentuando a falta de saneamanto básico e água tratada, especialmente para as classes mais pobres e em situação de vulnerabilidade. Contudo, em meio a essa crise, encontram-se lacunas e inquietações que conduzem o homem a refletir acerca de suas formas de vivência e posicionamento. Assim, a ecopedagogia, por meio do desenvolvimento da cidadania planetária, manifesta-se como uma ferramenta que pode auxiliar na reinterpretação do cenário atual, visto que ela é capaz indicar as rotas necessárias para entender, respeitar e valorizar mais satisfatoriamente o eu, o outro e o todo, o planeta.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Terezinha Corrêa Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

10-03-2021

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; LINDINO, T. C. O TEMPO PARA REPENSAR É AGORA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) /TIME TO RETHINK IS NOW: PANDEMIC CONSIDERATIONS OF THE NEW CORONAVIRUS (COVID-19). International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 3, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/ijerrs.v3i1.26404. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26404. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO - Artigos