PANORAMA BRASILEIRO DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ÁREAS DE ATERRO SANITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.26408Resumo
O consumismo é uma das consequências do capitalismo, que em conjunto com o aumento populacional tem contribuído com o crescimento desordenado de resíduos gerados diariamente. O biogás pode ser gerado por diversas fontes, inclusive por resíduos presentes em aterros sanitários, assim ele tem se apresentado como uma possibilidade de atenuar as necessidades energéticas da sociedade atual. O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás em áreas de aterro sanitário. Constatou-se que os aterros sanitários representam uma tecnologia de tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que possuem grandes possibilidades de aproveitamento, a partir da gestão eficiente dos materiais. Portanto, o aproveitamento energético do biogás pode ser caracterizado como uma fonte para a geração de energia e possibilidade de utilização do gás metano, que é um poluente de alto potencial de aquecimento global. Logo, o aproveitamento energético do biogás oferece vantagens tanto para a saúde pública quanto para o equilíbrio do meio ambiente. No entanto, é preciso um estudo e projeto detalhado, para que se identifique a viabilidade do investimento, possíveis entraves na adoção dessa prática e expectativas futuras em relação ao aproveitamento energético do biogás.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.