Agrotóxicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a Percepção de Engenheiros Agrônomos do Município de Toledo, Estado do Paraná

Autores

  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Ethol Exime State University of Western Paraná - Unioeste
  • Aline Costa Gonzalez Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32309

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, cujo objetivo foi verificar o perfil e o conhecimento dos engenheiros agrônomos atuantes no município de Toledo-PR sobre o uso de agrotóxicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado no Google Forms®. Os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados mostram que os pesquisados compreendem os agrotóxicos majoritariamente na perspectiva técnica e que 48% deles não conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Isso mostra, pois, a necessidade de uma educação ambiental transdisciplinar em suas tipologias e políticas públicas para a difusão dessas metas globais, especialmente em relação às possíveis contribuições da atuação profissional para o desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chave: Agricultura alternativa. Profissional da agronomia. Sociedade sustentável. Oeste paranaense.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil.

Ethol Exime, State University of Western Paraná - Unioeste

Sou doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com mestrado pela mesma instituição. Minha formação abrange Relações Internacionais pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira (IBMR). Minha ampla experiência inclui áreas como Linguística, Migrações Internacionais, Coaching de Motivação, Agricultura Camponesa Haitiana, Cooperações Internacionais, Fome e Pobreza, e especialista em MAXQDA. Minha pesquisa atual envolve Agricultura Familiar, Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Migrações e Imigrações, Cooperações Internacionais, Fome e Pobreza, Inclusão Social e promoção de Estilos de Vida para mitigar a fome. Minhas áreas de interesse abrangem Diplomacia Científica, Direitos Humanos, Políticas Internacionais e História das Relações Internacionais.

Aline Costa Gonzalez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável; Técnica de laboratório da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil.

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor na Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil. 

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora na Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil. 

Downloads

Publicado

26-12-2023 — Atualizado em 17-02-2024

Versões

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; EXIME, E.; GONZALEZ, A. C.; AHLERT, A.; CARNIATTO, I. Agrotóxicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a Percepção de Engenheiros Agrônomos do Município de Toledo, Estado do Paraná. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32309. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32309. Acesso em: 1 maio. 2024.