O CRÉDITO RURAL E O DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO SUL-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i2.27194

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, . Investimento, Oeste do Paraná, Pequeno produtor.

Resumo


O crédito rural é um elemento importante para o financiamento do sistema agrícola no território brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o nível de utilização dos recursos de crédito rural para o desenvolvimento dos produtores rurais no município de Diamante do Sul-PR. Este estudo adotou o caráter documental e descritivo, caracterizando-se como quantitativo de cunho exploratório. A coleta de dados foi realizada em fontes secundárias, de órgãos tais, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Banco Central do Brasil, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, e em relatórios oficiais da prefeitura municipal. Constatou-se que o nível de utilização do crédito rural para o desenvolvimento de produtores rurais do município em análise apresentou um crescimento total de 90,45%, no decorrer dos últimos 7 anos. Nos anos de 2017, 2018 e 2019, a demanda de crédito rural para a pecuária teve um decréscimo de 20%, enquanto a demanda para a atividade agrícola apresentou crescimento. Também se identificou um incremento no montante de crédito rural para fins de custeio. Para a finalidade de investimento, houve redução dos recursos no triênio analisado. Assim, o crédito rural no município, vem auxiliando no desenvolvimento das atividades econômicas e produtivas rurais, contribuindo, com o fortalecimento da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais (GEPECIA) da UNIOESTE. 

Jean Carlos Ferreira, Centro Universitário de Cascavel (Univel)

Especialista MBA em Gestão financeira, contábil e controladoria. Gerente de negócios na Cooperativa Sicredi, em Diamante do Sul-PR.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; FERREIRA, J. C. O CRÉDITO RURAL E O DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO SUL-PR. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 3, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/ijerrs.v3i2.27194. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/27194. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos