Procuram-se sopros:

a prática de análise linguística/semiótica na indissociabilidade entre língua e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250012

Resumo

Resumo: Nossa sociedade é construída por meio da palavra e da narrativa. A linguagem é constitutiva dos sujeitos e, por meio dela, compreendemos o mundo e compartilhamos sentidos e emoções. Assim, se pela lingua(gem) (re)produzimos discursos, ao refletirmos com e sobre ela, também podemos transformá-los, afetando o olhar a respeito de nós e do outro. Além de a literatura ser um direito, ela representa um papel essencial nos processos de subjetivação, evidenciando movimentos discursivos, coletivos e subjetivos. Sob esse cenário, nosso objetivo neste artigo é usar a Linguística Aplicada como o modus operandi da ciência que aborda a lingua(gem) em sua relação com a sociedade, na qual o envolvimento e compromisso com reflexões e ações reverberam transformações sociais e consideração à diversidade. Além disso, apresentamos uma breve discussão acerca do que é (ou que deveria ser) a “prática de análise linguística/semiótica” (PAL/S) no contexto da aula de Língua Portuguesa na Escola Básica, visando ao diálogo acerca deste trabalho no Brasil. Entendemos que este texto pode contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada à luz dos escritos bakhtinianos, além de cooperar com as discussões a respeito da ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na escola.

Palavras-chave: Prática de Análise Linguística/Semiótica, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Literatura, Leitura e Escrita.

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

BORBA DA SILVA BRUSTOLIN, A. K.; GIOVANI, F. Procuram-se sopros: : a prática de análise linguística/semiótica na indissociabilidade entre língua e literatura. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35023. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem