Procuram-se sopros:
a prática de análise linguística/semiótica na indissociabilidade entre língua e literatura
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250012Resumo
Resumo: Nossa sociedade é construída por meio da palavra e da narrativa. A linguagem é constitutiva dos sujeitos e, por meio dela, compreendemos o mundo e compartilhamos sentidos e emoções. Assim, se pela lingua(gem) (re)produzimos discursos, ao refletirmos com e sobre ela, também podemos transformá-los, afetando o olhar a respeito de nós e do outro. Além de a literatura ser um direito, ela representa um papel essencial nos processos de subjetivação, evidenciando movimentos discursivos, coletivos e subjetivos. Sob esse cenário, nosso objetivo neste artigo é usar a Linguística Aplicada como o modus operandi da ciência que aborda a lingua(gem) em sua relação com a sociedade, na qual o envolvimento e compromisso com reflexões e ações reverberam transformações sociais e consideração à diversidade. Além disso, apresentamos uma breve discussão acerca do que é (ou que deveria ser) a “prática de análise linguística/semiótica” (PAL/S) no contexto da aula de Língua Portuguesa na Escola Básica, visando ao diálogo acerca deste trabalho no Brasil. Entendemos que este texto pode contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada à luz dos escritos bakhtinianos, além de cooperar com as discussões a respeito da ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na escola.
Palavras-chave: Prática de Análise Linguística/Semiótica, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Literatura, Leitura e Escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.