AGIR EDUCACIONAL DO TUTOR DA EAD
Agências de fomento
Palavras-chave:
EaD, Tutor, ISDResumo
Neste artigo, objetivamos contribuir para uma reflexão acerca do papel do tutor da Educação a Distância (EaD) no exercício de sua função mediante a análise e a identificação das representações construídas sobre o seu trabalho em seus próprios discursos, gerados mediante entrevistas semiestruturadas (BULEA, 2010). O quadro teórico-metodológico tem por base o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente mais didática (BRONCKART, 2003; 2005; DOLZ, NOVERRAZ e SCHENEUWLY, 2004; SCHNEUWLY, 2000; 2001; 2004; 2005) e o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 1980; 1993; 2003). Neste trabalho, apresento: (a) uma síntese dos aportes teórico-metodológicos, em que discorro acerca do quadro teórico do ISD e dos procedimentos de análise do agir humano representado em textos, b) aportes teóricos da entrevista de pesquisa para melhor fundamentar o uso desse instrumento; c) os discursos dos tutores. Na metodologia, exponho os dados gerados em uma IES pública do interior paranaense, constituídos por entrevistas semiestruturadas junto aos tutores do curso de Letras a Distância. Os resultados das análises dos depoimentos dos tutores permitiram a constatação da relevância desse profissional na modalidade de ensino a distância em nosso país.Downloads
Publicado
11-09-2014
Como Citar
DOS SANTOS, A. R. AGIR EDUCACIONAL DO TUTOR DA EAD. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9304. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE
Licença
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