Nomes bíblicos em peças selecionadas de Wole Soyinka: um estudo sociolinguístico
DOI:
https://doi.org/10.48075/odal.v5i1.33080Palavras-chave:
wole Soyinka, Onomástica, Bíblia sagrada, The Strong Breed, The Road, King BaabuResumo
Este estudo analisa o uso de nomes bíblicos como nomes de personagens em peças selecionadas de Wole Soyinka, o primeiro Prêmio Nobel na África, com o objetivo de revelar seu processo morfológico e suas implicações sociolinguísticas em relação à Bíblia Sagrada. Os principais dados para ilustrar a análise foram extraídos de quatro textos dramáticos: The Strong Breed (1963), The Road (1965), Death and the King’s Horseman (1975) King Baabu (2002)-todas tragédias,do mesmo autor. A fundamentação teórica adotada baseia-se na taxonomia morfológica de Yule’s (1985) e no Pós-Colonialismo de Said. Para est estudos dez nomes repletos de elementos bíblico foram selecionados e analisados usando a fundamentação teórica mencionada. Os resultados indicaram que Soyinka inundou suas obras com analogia(60%)ao empregar seis nomes (Ifada, Sunma, Samson, Simon Pilkings, Olunde, Joseph) padronizados de acordo com a Bíblia Sagrada para ilustrar lições didáticas e tema(s) de bode expiatório messiânico. Além disso,o estudo revelou que o dramaturgo utilizou truncamentos de nomes (20%)v como Maariya e Tikim, para indicar a cultura popular entre os jovens africanos. Por fim,o dramaturgo usa nomes bíblicos em suas obras para misturar sua formação cristã com sua formação tradicional, e evidenciar de forma indireta a questão das complexas atitudes africanas perante o encontro colonial e seus legados. A obra é uma contribuição à pesquisa onomástica relativa à Bíblia Sagrada e aos textos literários sobre os contatos africanos, à taxonomia morfológica deYule(1985)e ao pós-colonialismo de Said(1978).
Referências
Biblical Cyclopedic Index. (1985). In The Open Bible-Expanded Edition. New York: Thomas Nelson Publishers.
Complete Concordance & Cyclopedic Index. (1998). In Dakes, F.J. Dakes Annotated Reference Bible- Large Note Edition. Georgia: Dake Bible Sales, Inc.
Dakes, F.J. (1998). Dakes annotated reference bible. Georgia: Dake Bible Sales, Inc.
Davor, L. (2024). Navigating linguistic similarities among countries using fuzzy sets of
proper names. Names. 72(1), 34-46. Retrieved March 19, 2024.
Gafton, A &Chirila A, (2019). The name giver. In Olivius (Ed.) Onomastics: between
sacred and profane, (pp. 59-74). Romania: Vernon Press.
Golden, W. (1954). Lord of the flies. London: Faber & faber.
Izevbaye, D.S. (1981). “Naming and the character of African Fiction” In Research in African Literature 12(3) pp. 162-184.
Odebode, I. (2012). An ethnographic analysis of names of round characters in Wole
Soyinka’s The strong breed. Theory and practice in language studies, 2(9), pp. 1776-1782.
Odebode, I. (2010). A pragmatic analysis of names of characters in selected plays of Wole
Soyinka. Department of English, University of Ibadan: Unpublished PhD Thesis.
Odebode, I. (2016). Ethnographic Analysis of Round Characters’ Onomastics in Wole Soyinka’s
Death and the King’s Horseman. Marang Journal of Language and Literature, 27 (16):49-62.
Odebode, I. (2019a). Theonymy in Anthroponymy: A socio-pragmatic study of selected Yoruba
African religious names. In Felecan, O. ed. Onomastics between sacred and profane. Delaware: Vernon Press. Pp. 265-278.
Odebode, I. (2019b). Writer as Clairvoyant: A Pragmatic-onomastic Study of Soyinka’s The
Road and Ibadan’s Socio-political Situation in 1999-2009. International Journal of Linguistics, Literature and Translation 2(4):255-261.
Odebode, I. (2021). Multicultural aspect of name and naming in Nigeria: A sociolinguistic study.
In Felecan, O. & Bughesiu, A. eds. Names and naming-Multicultural aspects. Cham: Palgrave Macmillian. Pp. 437-453.
Oduyoye, M. (2024). Oriki and Oruko in Yoruba Tradition. In Afolayan, M. (ed), Adebisi Afolayan: The Celebration of a Living Legend-his Life, Works and Everything In-between. Austin: Pan-African University Press. Pp. 113-124.
Ogunba, O. (1975). The Movement of Transition: A Study of the Plays of Wole Soyinka. Ibadan: Ibadan University press.
Ogunba, O. (1982). ‘Traditional Content of the Plays of Wole Soyinka’ In Jones, E.D. (ed) African Literature Today. London: Heinemann.
Okenwa, A. C. (2007). Jesus: The Name above Every Other Name. Enugu: San Press Limited.
Onmoke, E. & Odebode, I. (2024). Characteronymy and Colour Purple in Wole Soyinka’s
Death and the King’s Horseman. Humanus Discourse, 4(1), 1-12.
Oyeleye, A.L. 1991. “Things fall Apart Revisited: A Semantic and Stylistic Study of Characters in Achebe” In Jones, E.D. (ed). African Literature Today (17).
Robinson, G.L. (1991). “Second Culture Acquisition” In Linguistics and Language Pedagogy: The State of the Art. Ed. James E. Alatis. Washington D.C : Georgetown University Press pp. 114-122.
Said, W. E. (1978). Orientalism. New York: Pantheon Books.
Soyinka, W. (1963). The Strong Breed. London: Oxford University press.
Soyinka, W. (1965). The Road. London: Oxford University Press.
Soyinka, W. (1967). Kongi’s Harvest. London: Methuhen.
Soyinka, W. (1975). Death and the King’s Horseman. London: Methuhen.
Soyinka, W. (2002). King Baabu. London: Methuhen Publishing Limited.
The Guardian, Friday, November 20, 2009, p.27.
Wilson, D.D. (2014). A study of the reflection of biblical characters and concepts in Lord of the
flies. International Journal of Research in Humanities, Arts and Literature. 2(5), 179-182. Retrieved March 26, 2024.
Windt-Val, B. (2012). Personal names and identity in literary context. Names and identity, Oslo
studies in language. 4 (2), pp.273-284.
Yule, G. 1985. The Study of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Yule, G. 1996. Pragmatics. Oxford: Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Idowu Odebode, Ayodeji Shittu, Comfort Adeleke-Adeniji

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.