Diretrizes para pareceristas
O papel do parecerista é avaliar os artigos submetidos e fazer uma crítica construtiva em benefício do autor e da revista. Com base na avaliação feita, você deve tomar uma decisão a respeito do artigo submetido. Há as seguintes alternativas rejeitar o artigo, aceitar o artigo desde que seguidas as recomendações dadas por você ou aceitar o artigo sem restrição. Seja cortês e procure justificar suas avaliações e sugerir soluções para os problemas encontrados. Na página do parecerista, há um campo no qual você deverá inserir sua avaliação e outro campo no qual você poderá inserir sua versão comentada no artigo. Ao final da página, há um campo para registro de sua decisão. Na sua avaliação, considere, ao menos, os seguintes aspectos: 1. Temática – se o artigo se enquadra no escopo da revista, 2. Formatação – se o artigo segue as normas da revista, 3. Estrutura e extensão do artigo – se o texto é coerente, bem organizado e completo, 4. Título e resumo – se estão adequados ao teor do artigo, 5. Contribuição do artigo para a área -se o artigo representa algum avanço científico seja em virtude do objeto de estudo, da metodologia empregada ou da fundamentação teórica escolhida, 6. Sugestões para o aperfeiçoamento do artigo se for o caso e 7. Justificativa para a decisão editorial tomada (rejeição, aceite condicionado ou aceite sem restrição)