“Onde você mora?”: um estudo hodonímico dos logradouros do município de Farroupilha/RS
"Where do you live?": a hodonymic study of the streets of the city Farroupilha/RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/odal.v6i1.33160Palabras clave:
nomes, hodonímia, Farroupilha-RS, italianidadeResumen
Conhecer e entender as motivações da escolha de certas denominações para nomear determinado lugar é uma maneira de estudar os fatores sociais, culturais e históricos que dele fazem parte e, portanto, de preservar memórias significativas e particulares do povo que nele habita. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é analisar, sob a perspectiva histórica, linguística e sociocultural, os nomes dados às ruas, avenidas e travessas do município de Farroupilha, localizado no Rio Grande do Sul. Para isso, é realizado um estudo documental dos aspectos históricos e socioculturais, com ênfase nos processos migratórios, bem como nas características atuais do município de Farroupilha, ou seja, o processo de ocupação do território por imigrantes italianos no século XIX até o desenvolvimento da cidade na contemporaneidade; uma análise bibliográfica da área da toponímia a partir de autores como Dauzat (1947), Seabra (2006), Marcato (2009), Frosi (2009), Zamariano (2012) e Isquerdo (2019), principalmente; a classificação dos hodônimos conforme taxionomias previamente definidas, com base em Dick (1990), e uma análise da motivação decorrente da denominação de cada logradouro. Após a realização de cada etapa citada anteriormente, chegou-se a algumas conclusões: a administração pública valoriza quase com exclusividade as pessoas locais no ato de nomear, ou seja, as pessoas que contribuíram para a construção e o desenvolvimento do município; e, também, estampa a história e a cultura, especialmente a dos imigrantes italianos, nos nomes dados aos logradouros. Por fim, este estudo contribui para a construção de conhecimento sobre a microtoponímia urbana na Região de Colonização Italiana do Rio Grande do Sul e apresenta uma interpretação dos nomes dos logradouros para a comunidade pesquisada.
Citas
Arnhold, A. L.; Schwengber, M. S. V. (2022). A Memória das Mulheres nas Ruas da Cidade de Ijuí/RS: Discursos Toponímicos na Exposição 'As Mulheres que Estão no Mapa'. Ponta Grossa: Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, (13), 2.
Baretta, R. C. (2012). Estudo toponímico dos bairros e distritos de Farroupilha-RS. Caxias do Sul, UCS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Bertoletti, F. E. V. (2016). A crônica de um povo: a toponímia na cidade de Cotiporã. Caxias do Sul, UCS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Cioato, F. B. (2012). Os nomes do município de São Marcos: linhas, comunidades, bairros e ruas. Caxias do Sul, UCS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Dauzat, A. (1947). Les noms de lieux: oirigen et évolution – Villes et villages – Pauys – Cours d’eau – montagnes – lieuxdits. 5 ed. Paris: Delagrave.
Dauzat, A. (1950). Les noms de personnes: oirigen et évolution Prénoms - Noms de famillle - Surnoms. 4 ed. Paris: Dellagrave.
Dick, M. V. de P. do A. (1990). A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado
Eckert, K.; Frosi, V. (2014). Os hodônimos da cidade da Lajeado-RS: sua natureza, suas interfaces. Uberlândia: Domínios de Linguagem, (8), 1.
Eckert, K.; Röhrig, M. (2017). Os nomes das ruas da cidade de Estrela-RS: um estudo hodonímico. Ouro Preto: Calestroscópio, (5), 8.
Faggion, C. M.; Dal Corno, G. O. M.; Frosi, V. M. (2008). Topônimos em Bento Gonçalves: motivação e caracterização. Caxias do Sul: Métis: História & Cultura, (7), 13.
Faggion, C. M.; Misturini, B.; Dal Pizzol, E. V. (2013). Ideologias no ato de nomear: a toponímia revelando mudanças nas relações de poder de uma comunidade. Araguaína: EntreLetras, (4), 2.
Ferreira, F. R.; Dos santos, A. K. (2019). A figura da mulher na toponímia urbana do município de Porto Nacional-TO: uma análise quanti-qualitativa. Rio de Janeiro: Revista Philologus, (25), 75.
Frosi, V. M. (2009). Os hodônimos de uma praça: suas interfaces, seus significados. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia.
Frosi, V. M. (2009). Os logradouros de Caxias do Sul: seus nomes, suas interconexões. Anais do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Évora.
Frosi, V. M.; Mioranza, C. (2009). Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul: Processos de Formação e Evolução de uma Comunidade Ítalo-brasileira. Caxias do Sul: Educs.
Frosi, V. M.; Faggion, C. M.; Dal corno, G. O. M. (2010). Hodônimos de Caxias do Sul e Bento Gonçalves: suas interfaces e correlações com o contexto histórico e cultural. In: Isquerdo, A. N.; Barros, L. A. (orgs). As ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. vol. V. Campo Grande / Porto Alegre: Editora UFMS / UFRGS.
Gasperin, A. (1989). Farroupilha: ex-Colônia Particular Sertorina. Caxias do Sul: Ed. do autor.
Gomes, A. C. R. (2018). Ruas de Farroupilha: suas vidas e histórias. Farroupilha: Ed. do autor.
História do município de Farroupilha. (2023). Recuperado de: https://farroupilha.rs.gov.br/pagina/id/2/?historia-do-municipio.html
IBGE (2022). Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/farroupilha.html
Isquerdo, A. N. (2019). Toponímia ATEMS: caminhos metodológicos. Campo Grande: Editora da UFMS.
Leite, J. A. (2021). A toponímia rural humana preservada nos sertões de Araraquara (séc. XIX-XXI). São Paulo, UNESP. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, UNESP, São Paulo, São Paulo.
Marcato, C. (2009). Nomi di persona, nomi di luogo: introduzione all’onomastica italiana. Bologna: il Mulino.
Sartori, T. O. (2010). Ruas de minha cidade: um estudo hodonímico. Caxias do Sul, UCS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Seabra, M. C. C. T. de (2006). Referência e onomástica. In: Múltiplas perspectivas em linguística: Anais do XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística (XI SILEL). Uberlândia: ILEEL,1953-1960.
Silva, M. D. P. da (2011). A razão de nomear: o papel da identidade étnica na denominação dos logradouros de Caxias do Sul. Caxias do Sul, UCS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Zamariano, M. (2012). Reflexões sobre a questão do nome próprio na toponímia. Niterói: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê América Central e Caribe: múltiplos olhares (22), 45.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jaqueline Biazus, Kleber Eckert

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política de revistas de acceso abierto
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autoridades obligatorias para asumir compromisos, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (ej. Publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en la página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Este trabajo tiene la licencia de Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, que permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, un todo o partes, siempre que no tenga un propósito comercial y sea citado por los autores y una fuente.