Indícios e reflexões da alfabetização científica a partir de uma sequência de ensino investigativa:
uma experiência no Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29091Palabras clave:
Residência Pedagógica, Ensino Investigativo, Alfabetização Científica, Análise Textual Discursiva, Propriedades coligativasResumen
O presente estudo buscou compreender o que poderia emergir da alfabetização científica (AC) numa proposta de ensino por investigação. Nesse sentido, foi realizada a produção de uma sequência de ensino investigativa (SEI) pelos autores do trabalho, durante o Programa Residência Pedagógica. A SEI abordou o conteúdo de propriedades coligativas e foi aplicada numa turma de 2º ano do ensino médio integrado, seguindo as etapas: problematização; sistematização do conhecimento; contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. Como método de análise de dados foi adotada a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de análise foi composto por produções textuais escritas dos discentes. A análise do corpus mostrou que a experimentação investigativa contribuiu para a construção dos conceitos científicos e tais caminhos direcionam à promoção da AC, oportunizando reflexões para pensar um ensino que aproxime o aluno da ciência, ao mostrar sua relevância e aplicação no cotidiano.
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