Indícios e reflexões da alfabetização científica a partir de uma sequência de ensino investigativa:

uma experiência no Residência Pedagógica

Autores

  • Danielle Pereira de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ulysses Vieira da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Oberto Grangeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29091

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino Investigativo, Alfabetização Científica, Análise Textual Discursiva, Propriedades coligativas

Resumo

O presente estudo buscou compreender o que poderia emergir da alfabetização científica (AC) numa proposta de ensino por investigação. Nesse sentido, foi realizada a produção de uma sequência de ensino investigativa (SEI) pelos autores do trabalho, durante o Programa Residência Pedagógica. A SEI abordou o conteúdo de propriedades coligativas e foi aplicada numa turma de 2º ano do ensino médio integrado, seguindo as etapas: problematização; sistematização do conhecimento; contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. Como método de análise de dados foi adotada a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de análise foi composto por produções textuais escritas dos discentes. A análise do corpus mostrou que a experimentação investigativa contribuiu para a construção dos conceitos científicos e tais caminhos direcionam à promoção da AC, oportunizando reflexões para pensar um ensino que aproxime o aluno da ciência, ao mostrar sua relevância e aplicação no cotidiano.

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Biografia do Autor

Danielle Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) - UERN/UFERSA/IFRN. E-mail: daniellea896@gmail.com.

Ulysses Vieira da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) E-mail: ulysses.vieira@ifrn.edu.br.

Oberto Grangeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). E-mail: oberto.silva@ifrn.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

ALMEIDA, D. P. de; FERREIRA, U. V. da S.; SILVA, O. G. da. Indícios e reflexões da alfabetização científica a partir de uma sequência de ensino investigativa:: uma experiência no Residência Pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 508–535, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29091. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29091. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa