Equipamentos, instalações e protocolos de mensuração de consumo de matéria seca em bovinos
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.11528Palavras-chave:
avaliações genéticas, bovinos, consumo, eficiência alimentar, tecnologiasResumo
Dados de consumo de matéria seca (CMS) são fundamentais para o cálculo dos índices de eficiência alimentar, os quais norteiam as tomadas de decisões nos programas de seleção genética. Objetivou-se abordar as tecnologias disponíveis para medir o CMS em bovinos, os protocolos de mensuração de consumo, bem como a utilização destes nas avaliações genéticas. Entre as tecnologias, a identificação eletrônica por rádio frequência, acoplada a cochos com pesagem e armazenamento dos dados pode ser usada para o monitoramento do CMS ao longo do dia. Quando feito em baias individuais, o confinamento pode alterar o comportamento, desempenho e eficiência alimentar, e, consequentemente, a relevância dos dados nessas instalações pode ser questionada. O Calan-gate é um equipamento alternativo para baias coletivas, contudo animais dominantes podem conseguir acesso ao alimento dos subordinados. Já o GrowSafe, além de registrar o CMS de cada animal, efetua a medição do tempo (duração) e frequência (quantas vezes o animal frequenta o cocho). Visando qualidade dos dados de CMS e eficiência alimentar, os testes de desempenho devem ter duração mínima de 70 dias, contudo esse tempo pode variar de acordo com as diferenças biológicas entre os animais e variabilidade associada ao erro de medição. Vários trabalhos demonstram que existe de moderada a forte correlação genética entre os dados de CMS e os índices de eficiência alimentar, mostrando que considerável variação para esta característica existe entre os animais. Com isso, a seleção genética utilizando essas características aumentaria consideravelmente a rentabilidade no sistema de produção de bovinos de corte, sendo que a acurácia e precisão na mensuração do CMS são fundamentais nesse processo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.