Aspectos relevantes para o conhecimento de Cephaleuros sp.: morfologia, fisiologia e ecologia
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.12449
Agências de fomento
UEG
Palavras-chave:
algas parasitas de plantas, epidemiologia, mancha de algas, taxonomia.Resumo
Esta revisão objetivou realizar um levantamento sobre algas parasitas de plantas, principalmente o gênero Cephaleuros sp., enfocando os aspectos mais relevantes: morfologia, fisiologia e ecologia. As algas da família Trentepohliaceae possuem seis gêneros, sendo Cephaleuros de grande importância, por ser parasita de plantas e causar manchas foliares alaranjadas ou ferruginosas com textura de feltro, principalmente na parte basal das plantas. A caracterização morfológica de Cephaleuros sp. é frequentemente realizada para identificação, sendo que existe uma falta de padronização dos caracteres que necessitam ser mensurados. Há dificuldade no cultivo da alga em meio de cultura devido a um conhecimento nutricional limitado e de sua fisiologia de crescimento. A reprodução assexuada de organismos da família Trentepohliaceae é por zoósporos quadriflagelados produzidos em esporângio. Temperatura e umidade elevadas são ideais para o rompimento da membrana envoltória do esporângio e liberação dos zoósporos no ambiente. O manejo deste patógeno consiste na integração de medidas culturais com o uso de fungicidas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
03-10-2016
Como Citar
VASCONCELOS, C. V.; PEREIRA, F. T.; CARVALHO, D. D. C. Aspectos relevantes para o conhecimento de Cephaleuros sp.: morfologia, fisiologia e ecologia. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 228–235, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i3.12449. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12449. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.